terça-feira, 6 de outubro de 2009

PATRIMÔNIO CULTURAL E AS SUAS FUNÇÕES SOCIAIS: A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR

Uanderson Martins Santos - Patrimônio Cultural 2009.2
Graduando em História do DHI-UFS

Qual a importância de preservar o Patrimônio Cultural? Antes disto ser respondido é preciso saber o que é patrimônio?Em primeiro lugar Patrimônio Cultural é tudo aquilo que remete um valor simbólico e histórico, suscitando - em um povo – um sentimento de identificação com um lugar elou tempo. E é a partir deste sentimento que as pessoas deixam de ser anacrônicas e iguais e tornam-se seres ímpares.

A partir desta definição pode-se dizer que a preservação é importante para que estes objetos e manifestações culturais não sejam destruídos ao decorrer do tempo. E é através dela, que as gerações futuras terão acesso ao que ocorreu com o seu povo.

Definidos o termo e a importância, deve-se pensar em algumas maneiras de conservação. Sem dúvida a primeira medida a ser tomada para que proteção aconteça é
a conscientização do maior interessado, a população. Essa conscientização deve ser incentivada pelos docentes em sala de aula (cobrando pesquisas sobre o assunto) e pelos
veículos de comunicação com um espaço voltado à educação das pessoas a respeito deste tema. Dessa forma as pessoas perceberão que são responsáveis pela salvaguarda e
valorização desses bens culturais, tornando-se fiscalizadoras e apreciadoras dos mesmos.

Um fator que precisa-se ressalvar é a função do patrimônio na economia de uma cidade (estado ou país), pois este impulsiona o movimento financeiro principalmente na área do turismo e com isto torna-se também.um gerador de empregos. Outro aspecto interessante é a utilidade dele como fonte histórica, ajudando o historiador a entender os
paradigmas e comportamentos de uma sociedade em uma determinada época.

Dito isto, evidencia-se que o patrimônio cultural tem um papel sócio-educativo e também uma utilidade econômica na vida das pessoas, provando o seu pragmatismo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O VALOR DOS BENS CULTURAIS

Diego Teles de Menezes – I unidade - Patrimônio Cultural 2009-2
Aluno do Curso de Licenciatura em História (DHI-UFS)


Para que se conheça um determinado conglomerado de pessoas, é preciso, prioritariamente, que se observe a produção cultural da sociedade em análise; ou seja, a arte, os costumes, a arquitetura, as leis ou qualquer outra manifestação sentimental que identifique o modo de vida de um povo e que ao mesmo tempo determine a singularidade e os valores humanísticos de uma nação.
Vivendo em sociedade, o ser humano adquiri valores que se expressam pelo conjunto de normas e técnicas de uma cultura e que, de uma forma ou de outra, são difundidas através de diversos meios que acabam por construir a identidade do indivíduo que nela esta inserido e, ao mesmo tempo, está aliado a um corpo comum com outros indivíduos. Ao passo que a noção de identidade nacional é construída, símbolos e representações de um povo são edificados de formas tangíveis ou intangíveis.
O entendimento desse contexto na esfera educacional ainda é bastante precário, e não seria exagero admitir que muitas vezes, nulo. Se o indivíduo compreende, desde os primeiros anos educacionais, que os valores produzidos pela sociedade em que vive o representa diante da imensidão de culturas, o cuidado, o respeito e admiração pelo que foi produzido durante a história de um povo seria perpassado às futuras gerações provocando uma espécie cultura em favor da cultura.
Apesar de leis definirem que a proteção dos bens de valor histórico-artístico e cultural, assim como o impedimento à evasão, destruição e descaracterização serem tarefa do estado, a divulgação desses valores deve-se, prioritariamente, seguir métodos educacionais estabelecidos através de debates em instituições e grupos de pesquisa acerca deste tema, buscando atingir o maior número de cidadãos ofertando-os a consciência da própria busca pela identidade em meio às tentativas de massificar a cultura.