terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Patrimônio Cultural Imaterial e seus Aspectos Culturais


Falar de Patrimônio Cultural Imaterial entre tantos que temos em nosso país, estado e municípios, é uma forma de buscar conhecer em legado de conhecimento que passou de geração em geração e que ao longo de anos teve mudanças na sua forma original ou não, dependendo da cultura e da forma como foi passado.
Um exemplo de um Patrimônio cultural imaterial que em vários municípios Sergipanos é praticado é a queima de Judas no sábado de aleluia, essa tradição é um bem passado entre gerações e que a cada ano e localidade tem aspectos modificados, mais traz os mesmos significados para quem realiza. Outro legado importante na cultura imaterial, são as bandas de pífanos que de certo modo tem mudança, não na forma como é tocada, mais na estrutura musical.
As festas culturais de varias regiões do país têm um enorme significados, não só cultural como também financeiro, pois envolve toda a comunidade, um exemplo desse aspecto é o Bumba - meu - Boi, festa tradicional em alguns estados nordestino, bem como no Pará e na Amazônia, a exemplo da festa de Parintins como o Boi Caprichoso e Garantido, tornando um bem cultural imaterial para a região e com abrangência no país inteiro, festa essa que se tornou massificada.
Entre tantas manifestações culturais em nosso estado uma se desta a, é o nosso famoso Barco de Fogo em Estância, que é uma referência local, mas que busca ser reconhecida em todo o país através dos meios de comunicações, mostrando assim um dos nossos maiores legado que é a nossa cultura popular.

Aluno: Jorge dos Santos Cruz
Patrimônio Cultural - Departamento de História (UFS) - 2011.2