segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os Herdeiros do Patrimônio


No mundo moderno, incrivelmente globalizado, é frustrante que ainda tenhamos que promover políticas de importância de sobrevivência de um bem comum a todos; o patrimônio cultural.
A falta de conscientização das pessoas, no futuro acarretara na perda de nosso patrimônio. Mas, há uma cultura que pode ser formada através da educação correta dada as nossas crianças. Embora, algumas pessoas não dêem o valor devido a importância da preservação de bens culturais.  Que ironia para o ser humano que vive em um mundo em que uns criam, outros protegem, alguns desvalorizam e ou destroem e outros tiram proveito. Alem da destruição do patrimônio o homem mata também sua cultura e priva outras gerações de conhecerem a grandeza de nossa historia, isso sem quase nenhuma ação governamental para conter esta realidade terrível.
Ainda com a falta de políticas publicas, contribuindo para esse descaso. Sem um processo de educação cultural, muito pouco ou quase nada pode ser feito contra esse problema. Preparar a cultura dos herdeiros para essa mudança de postura, já entranhada dentro de nossos governantes que por não terem interesses políticos não se preocupam, é essencial.
Mesmo diante dessas grandes dificuldades grupos se disponibilizam a lutar pela preservação de nosso patrimônio cultural.  Assim, esse bem tão precioso, só terá relevância com a preocupação no âmbito mundial.

Vanessa Silva Santos - Estudante do Curso de Licenciatura em História da UFS
(Patrimônio Cultural - DHI - 2011.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário