quarta-feira, 27 de julho de 2011

Arte e Dignidade


A Renda Irlandesa era ocupação do universo feminino, que habilitava as jovens da aristocracia a serem prendadas esposas, no entanto na metade do século XX esse conhecimento passou a fazer parte da classe de mulheres humildes, surgindo como uma forma de trabalho, que para muitas delas era restrito apenas aos trabalhos na roça.
A Apropriação desse conhecimento deu identidade a essa comunidade passando a representá-la. O sabor – fazer da Renda Irlandesa produzida em Divina Pastora absorveu os sentimentos, a maneira que aquela comunidade detinha contribuindo para que essa comunidade melhorasse financeiramente e também passando a ser uma referência cultural.
Mais do que o título de patrimônio cultural do Brasil, a Renda Irlandesa de Divina Pastora merece ter a importância, o reconhecimento e o incentivo para que essa comunidade continue criando e passando as futuras gerações essa bela arte, porque não basta produzir é necessário que essa produção seja vendida para que se mantenha acesa a idéia de que se é possível fazer arte e viver dignamente.
Marta Maria - Aluna do Curso de Licenciatura em História da UFS (Patrimônio Cultural 2011.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário