segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O DESAFIO DA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

A história de um povo, seu saber e seu modo de agir, são elementos indispensáveis para qualquer país ou estado, já que nestes fatores reside o sentido de identidade cultural. O Patrimônio Cultural, sendo entre outras coisas, partes cristalizadas da História, merece, pois, toda a atenção por parte das autoridades e cidadãos em geral.

Falar de Patrimônio cultural não é um monopólio do historiador, nem deve ser de interesse exclusivo dele sua preservação, pois os vários tipos de Patrimônio remetem à memória coletiva e dizem respeito às características marcantes de um tempo ou sociedade que devem se perpetuar através das gerações.

Ainda é comum no Brasil, a idéia de que Patrimônio Cultural não serve pra nada, que é “coisa velha”. Basta um olhar ao redor e logo tem-se a constatação de que os poucos que o valorizam são aqueles que tiveram algum mínimo de esclarecimento acerca do assunto, ficando claro assim, que só haverá conscientização e preservação se estas vierem precedidas de instrução e informação.

Portanto, ainda é possível que este quadro se reverta e que todos valorizem este tipo de “ver” o passado e admirar o presente. Basta educação. Educação acima de tudo para que este “tripé”: patrimônio-preservação-memória se perpetue.

Thaíse dos Santos Silva – Aluna do Curso de História da UFS (Patrimônio Cultural – 2010.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário