sábado, 9 de outubro de 2010

PATRIMÔNIO CULTURAL, HERANÇA DE TODOS!

Em uma roda de capoeira, ou na estatua da liberdade, rastros vivos de um passado, presença fundamental que aproxima os dois, em comum a importância na formação cultural e da identidade de um povo de diferentes lugares, mesmo sendo singelo como um bem imaterial, ou na grandeza estrutural e deslumbrante de um bem material, o patrimônio cultural é a herança de todos.
Sendo assim, o patrimônio cultural estabelece de certa forma uma relação entre passado e presente com intuito de permanecer pro futuro das gerações mantendo vivas tradições de diferentes épocas.
Sua importância está diretamente ligada na conservação de costumes, o patrimônio é como se fosse uma carteira de identidade da cultura, carregando em si características de um modo de vida, de diversão e arte e até mesmo demonstração do poder daquela determinada época, onde as pessoas se identificam e criam um elo entre com os bens.
Talvez em meio a tantos exemplos conhecidos de abandono, e descaso de bens patrimoniais o grande desafio dele e das pessoas que tem consciência da sua importância, seja de ter uma continuidade nos dias atuais, de se manter vivo, não apenas falando na conservação de prédios ou outros objetos matérias antigos, mas também em passar adiante lembranças de bens imateriais, tipo uma festa simples e de varias significações, tradicional do interior que cada vez mais estão sendo extinta ou perdendo sua originalidade pela modernidade. Sendo até um crime, pois é preciso manter essas raízes culturais como forma valorização da historia local.
Diante do que foi apresentado, podemos afirmar que o patrimônio cultural tem uma parcela de importância incalculável para nossa formação, para nossa historia, mas de fato é algo que preocupa por não ser tratado, e vigiado como se deve, sabemos também que é preciso agir rápido para não deixar essas fontes históricas desaparecerem, pois é necessário manter viva nossas lembranças, nossas heranças culturais.
Diego Vinícios - Discente do Curso de História da UFS (Patrimônio Cultural 2010.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário