sábado, 9 de outubro de 2010

PATRIMÔNIO: UM LEGADO PARA TODA VIDA

No decorrer de sua existência, cada ser humano transcreve sua trajetória baseada em suas motivações, que perpetuam através das novas gerações que surgem. Isso se deve ao fato de haverem necessidades comuns a todos os seres; que seriam a busca do conhecimento e a formação de uma identidade própria, baseada em valores que diferenciam e caracterizam cada sociedade.
O sustentáculo da progressividade da passagem do conhecimento dar-se- á através das fontes históricas, que podem estar na forma escrita, escultural ou como vestígios deixados referenciais a um povo em uma dada época histórica. Para tanto, essas fontes precisam ser preservadas, vindo a servir de instrumento pedagógico e como disseminador cultural entre as sociedades.
Nessa perspectiva, a população ao lado de um historiador ambos auxiliados por órgãos públicos, devem lutar para que haja um reconhecimento; a formação de uma identidade e valor histórico significativo desses legados tão ricos e importantes. Daí surge o conceito de patrimônio cultural, que seriam todas as “construções” humanas, materiais ou imateriais na qual se sustenta a historicidade de um povo.
O processo de transformação de um monumento em patrimônio pode vir a ser um processo demorado, podendo em muitos casos ser arquivado por falta de pesquisa acerca deste que sustentam a idéia, mas caso o processo seja efetivado o patrimônio é registrado como tal através de um documento legal, o dito tombamento.
Mais importante ainda é a união e a conscientização da população, mantendo e preservando esses bens patrimoniais, pois não bastam somente as leis para arcarem com todas as responsabilidades. Inicialmente isso seve partir da consciência de cada um; fazer com que sua cultura se mantenha viva na vida dos presentes. E por que não que ela se renove, mas não perdendo as suas raízes devido a atos irracionais, para que sempre se tenha algo de história a se contar.

Sofia Souza Santos - Aluna do Curso de História da UFS 2010/2 (Patrimônio Cultural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário