sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PATRIMÔNIO CULTURAL, MEMÓRIA VIVA!

Conhecer sobre patrimônio cultural é acima de tudo reconhecer a necessidade de se ter memória, de valorizar a identidade humana reconhecendo que um lugar, uma dança ou uma comida possa lhe dar informações sobre o caractere de cada comunidade.
A memória nos ajuda, a saber, de nós, nos mostra que temos origem, entretanto, é necessário que ela esteja viva. Para isso precisamos trazer às novas gerações os esclarecimentos suficientes para a valorização de um acontecimento ou do por que se têm certos costumes como, por exemplo, comer acarajé, ele nos remete a historia do povo africano que veio como escravo, mas trouxe sua cultura para a Bahia.
Quando um patrimônio é reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), significa que esse patrimônio cultural representa não só a comunidade pertencente como a nação, que não só o estado como o país se torna responsável por sua conservação.
Os patrimônios reconhecidos pelo IPHAN devem ser divulgados principalmente à sua comunidade, pois na maioria das vezes o próprio grupo que contém os bens não tem consciência de sua importância e conservação.
Jéssica Messias dos Santos - Aluna do Curso de História da UFS (Patrimônio Cultural - 2010.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário