quarta-feira, 29 de junho de 2011

A BELEZA IMATERIAL, IDENTIDADE DO POVO


O patrimônio cultural imaterial tem uma marca especial na identidade do povo, pois a sua união com o material permite unir o objeto com o fazer, é como o doce casadinho a união do branco com o preto é que faz a delícia que é o doce, assim também é a identidade imaterial unida ao material, é que se dá a essência e beleza do patrimônio.
A beleza encontrada na cultura das taieiras, com seus vestidos rodados e seus significados, unido a dança e o cantar, mostra o quanto é importante se defender um patrimônio deste tipo, cujo mostra a identidade cultural do povo de uma região e seu jeito de se produzir cultura.
Já a quadrilha junina também com seu encanto musical e vestuário exuberante, reflete a beleza que a combinação de ambos pode apresentar, sem falar que as pessoas que estão assistindo são contagiadas pela animação e pelo significado que aquela apresentação quer passar. Toda vez que assisto à uma apresentação de quadrilha junina, fico encantada com os detalhes das roupas, chega meus olhos brilham com tamanha beleza, frente a preocupação que se teve em pensar em cada detalhe da produção.
A cultura imaterial possui um encanto especial, e sua beleza é manifestada através das culturas populares e os seus significados são passados para a população, que cria, recria e aperfeiçoa a cultura a sua identidade.  
 Edla Tuane
Aluna do Curso de Licenciatura em História da UFS

Um comentário:

  1. Como é importante esse tipo de pensamento. É exatamente essa linha que precisa estar dentro da população, mas não apenas pelo fato de ser "bonito de se ver", mas também por ser parte de uma população, uma história. Uma vez que a população passar a reconhecer (na totalidade) esse tipo de beleza vivida, vívida e conquistada, é que se lutará para que o governo invista mais nesses bens, que no fundo, é parte nossa.

    ResponderExcluir