quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONTINUIDADE E IMPORTÂNCIA DE UMA ARTE SINGULAR


Patrimônio Cultural Imaterial são os modos de criar ou saber fazer, as formas de expressar celebrações, lendas, músicas, costumes, culinária, festas populares, conhecimentos e técnicas, que são transmitidas de geração em geração e são constantemente recriados pelos grupos e comunidades em função do meio em que se vive, gerando um sentimento de identidade e continuidade. Desta forma contribuem para promover o respeito à diversidade cultural e a criatividade das expressões humanas.
Contudo, o Patrimônio Cultural Imaterial de um povo tem grande importância, pois fortalece os elos de uma corrente cultural. As Rendas Irlandesas produzidas pelas rendeiras da cidade de Divina Pastora em Sergipe são um exemplo disso. Ciente da importância dessa arte de fazer a renda e toda a complexidade envolvida, como também a importância e influência que esse artesanato tem no modo de vida da comunidade, receberam o título de Patrimônio Cultural do Brasil, sendo conferido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Iphan.
Todavia, quais as vantagens de tal tombamento? As rendeiras de Divina Pastora  adquiriram esse título devido seus conhecimentos, aumentando assim a auto-estima e, através da transmissão do conhecimento, as futuras gerações se apropriarão deste modo de confecção da Renda Irlandesa, não correndo o risco desse precioso processo produtivo desaparecer.
Portanto, com o tombamento há uma tentativa de garantia da sobrevivência das rendeiras a partir da divulgação e reconhecimento da importância da atividade como genuinamente brasileira. Entretanto, faz-se necessário o reconhecimento desse Patrimônio Cultural Imaterial pelos gestores públicos e pela comunidade  de forma a valorizar ainda mais esse artesanato, criando melhores condições para as rendeiras de Divida Pastora continuarem essa singular forma de trabalho.
Izabel Cristina Monteiro
Aluna do Curso de Licenciatura em História da UFS
 

Um comentário:

  1. Quão importante é esse tipo de patrimônio! Neles não constam "somente" a arte e/ou cultura (extremamente importantes), mas a raiz de um povo. Seja nacional ou regional, a importância deste vínculo com o passado é o que nos faz lembrar de onde viemos. Creio que devemos olhar para o passado para, no presente, construirmos o futuro. Contudo, você tocou em um ponto bastante importante. A sua assertiva no último parágrafo foi excelente. Tanto os gestores públicos devem valorizar esse cultura, como também a população o deve fazer. O patrimônio tem de deixar de ser "bem comum distante" para ser visto como parte de todos. Para isso, é necessário investimento financeiro e melhoria do ambiente patrimonial (governo), como também reconhecimento das população que a cerca. Parabéns pela ótima postagem!

    ResponderExcluir