quarta-feira, 29 de junho de 2011

A MOVIMENTAÇÃO DO IMATERIAL

Os saberes e fazeres de uma comunidade estão inclusos na classificação de Patrimônio Cultural Imaterial, dede que lhe traga significados. Como é o caso da “Renda Irlandesa”. Mas não se pode enxergar tal ato apenas como patrimônio imaterial, mas também material. Pois essas técnicas resultam um objeto que é fruto dessa cultura, ou seja, patrimônio material.
Mas esse oficio é gerado por seres humanos de geração a geração. Consequentemente sofreu e ainda sofre mudanças com o passar do tempo. No caso da renda Irlandesa atualmente, os responsáveis pela técnica que produz essa cultura são as mulheres humildes e todos aqueles que usufruem de tal produto.
O ser humano se apropria de costumes que lhe fazem algum sentido, que lhe traz significados. Mas, não somo uma máquina de fotocópia, que nos apropriamos de algo exatamente com sempre foi. Estamos sempre em mudanças, reinterpretando o mundo a nossa volta através de pensamentos e idéias que se modificam na sociedade com o passar do tempo.
Tais mudanças são refletidas nas ações como a técnica usada para “A Renda Irlandesa”. Pois dede sua origem seus saberes-fazeres do ofício foram reinventados pelas necessidades com a reinterpretação do mundo e troca de conhecimentos com outras culturas.
Portanto, como na Renda irlandesa, como em qualquer outra manifestação cultural imaterial, desde sempre sofre mudanças. Tais mudanças fazem parte de nossa cultura, pois não somos máquinas que devem obedecer a determinado comando. Temos sentimentos que nos move.

Raquel Anne
Aluna do Curso de Licenciatura em  História da UFS

Um comentário:

  1. Bastante interessante essa postagem. O Patrimônio Cultural Imaterial está intimamente ligado ao Material, e vice-versa, pois, desde o nascimento, ambos estão intrínsecos. Bastante legal sua colocação que o Patrimônio Imaterial está sempre em constante mudança (mesmo porque a renda Irlandesa se distancia das outras rendas exatamente pelas suas peculiaridades). Assim como é qualquer língua, é exatamente por causa da sua utilização pelo homem (que não é estático) que ocorre as modificações. Porém, creio que, uma vez que o bem material/material consegue status (Bourdieu) altamente reconhecido pela sociedade (seja local ou mundial), a tendência forte é produzi-la em forma de "fotocópia", pois esse é o "ar da graça e beleza" que se procura. Exatamente por isso, sou contra certas formas de industrialização que alguns órgãos tentam impor (alegando ser melhor para todos). Neste caso, a forma capitalista só tende a modificar em sentido negativo a Cultura Imaterial.

    ResponderExcluir