quarta-feira, 29 de junho de 2011

O PATRIMONIO TAMBEM É SEU


Patrimônio histórico e cultural são bens materiais e imateriais deixados pelas gerações passadas e que expressa representatividade, simbologia para uma sociedade, pois remete memórias coletivas ou individuais de algo que aconteceu no passado ou que acontece no presente.
Mas a sociedade capitalista contemporânea vive uma crise de identidade tão intensa veiculada pelos meios de comunicação que sentem dificuldade de se reconhecer pertencente a uma cultura local. E onde está a sociedade da informação que vive se preocupando em captar e vivenciar o que acontece no mundo, que não se interessa em conhecer e praticar o que esta tão perto, e que foi deixado como herança por outros povos.
O individuo não é obrigado a aceitar a cultura do outro, mas deve respeitá-la, e para respeitar é necessário conhecer, mesmo por que como posso declarar que pertenço a uma cultura se não a conheço? É preciso conhecer para se identificar.
É notório que a falta de conservação que vem acontecendo por parte da sociedade com o Patrimônio Cultural e Histórico tem permitido a destruição desses bens culturais.
  No entanto, para que esta preservação seja efetuada os poderes públicos e privados precisam criar e implementar políticas publicas  que incentivem  a conservação do patrimônio cultural como sendo um ato de cidadania, partindo dos pressupostos, o que preservar, como preservar  e para que preservar. Buscando desenvolver no cidadão a consciência de cuidar do patrimônio sociocultural, pois ele revela um conjunto de sentimentos, emoções, comportamentos, costumes, crenças de um grupo social. Dessa forma, desperta o sentimento de pertença por tudo aquilo que expressa à identidade de um povo, e o sujeito senti-se parte integrante dos patrimônios culturais existentes, procurando perpetuar-los para as gerações futuras.
Pois se não houver a conservação, o patrimônio cultural desaparecera com o tempo, e a sociedade estará fadada a perder parte da sua historia representadas pelas memórias sociais. Não podemos esquecer que o patrimônio é de todos.
Joseilde de Santana Santos
Aluna do Curso de Licenciatura em História da UFS e Professora da Rede Pública Estadual de Sergipe.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário