sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bem Cultural Preservado, Fonte de Conhecimento Assegurada

O valor de algo se dá através do valor representativo dado a ele por alguém. Assim o ato de se preservar é uma forma de conservar para sempre um conhecimento sobre momentos importantes em determinadas épocas e culturas.

Pode-se dizer que a ação de preservar é uma forma de guardar em “vidrinhos” marcas importantes deixadas como canal de renascimento de fatos do passado, é a conservação do antigo como sendo reflexo de explicação para o presente.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcos Lacerda criou um mecanismo de incentivo à preservação que é o programa Adote um Bem Cultural, mecanismo este que vem proporcionar uma visão sobre o valor que se tem em zelar por bens culturais como sendo fonte de conhecimento.

Muitas vezes se é guardado com muito carinho coisas que são importantes para cada um, como forma de lembrança de momentos que devem ser lembrados, quem não guarda um brinquedo de sua infância como forma de preservar este período vivido, assim também é um bem cultural ele vem relembrar situações de grande significados, estimulando assim à descoberta e a busca por registros do passado.

Portanto o ato de preservar um bem cultural como sendo um patrimônio do conhecimento e conservação de fatos, deve ser valorizado e apropriado a cada pessoa que constituí a sociedade como ser cultural de uma época, sendo assim lembrança para os outros séculos.


Artigo produzido por Edla Tuane Monteiro Andrade, aluna do Departamento de História (primeiro período - Patrimônio Cultural - 2011.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário