sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bens culturais e suas manifestações

Apesar de ser um país consciente de sua imponência cultural,o Brasil caminha lentamente para alcançar a valorização de suas manifestações culturais.

No inicio desse milênio não havia ainda projetos que tivessem como foco,por exemplo a defesa e incentivo as praticas e ensinos da cultura afro e indígena nosso país.

Apesar de se apresentar com pioneiro na criação de uma legislação a favor da defesa dos “Bens Culturais” o Brasil seguiu desprezando boa parte de suas manifestações culturais,já que entre a maior parte desse “bens culturais”,a sua representatividade era baseada em construções e obras de arte,deixando de lado grande parte de suas danças,festividades e etc.

Somente com o “boom da cultura” no inicio desse milênio que o Brasil começou a se preocupar com as manifestações, mas até alcançarmos uma valorização dessas manifestações culturais, existem longos caminhos a se percorrer ,entre eles o ensino,a divulgação e a valorização de tais manifestações por meio de projetos desenvolvidos nas escolas,faculdades e comunidade em geral.


Artigo produzido por José Augusto Leal de Aquino, aluno do Departamento de História (primeiro período - Patrimônio Cultural - 2011.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário