sexta-feira, 6 de maio de 2011

HERANÇA

O patrimônio cultural é um importante elemento de nossas vidas, já que ele garante a conservação da memória e de valores culturais de uma determinada sociedade. Mas para isso, é necessário que se haja a mobilização das pessoas e do governo, para que aquele determinado patrimônio se perpetue por várias gerações, a partir de sua preservação.

Muitas pessoas se encantam ao assistirem as novelas e os filmes de épocas antigas, acham os cenários e os costumes totalmente deslumbrantes, no entanto, são poucos os que sabem, que muitos daqueles cenários e costumes se perpetuam até hoje, seja da forma material ou imaterial, mas que muitos deles estão desaparecendo gradativamente.

Esse desaparecimento gera consequentemente a perda da identidade de um povo e de um país, já que um patrimônio cultural se remete a toda herança de gerações passadas, que ficam materializadas em algum monumento e até imaterializadas em alguma dança típica.

Essa perda da identidade ocorre devido à falta de proteção e conservação do patrimônio por parte da população e do governo. Problema gerado pela falta de educação e conscientização das pessoas e dos órgãos privados, além da falta de investimentos do governo em querer preservar um bem cultural.

É necessário que a sociedade entenda que o patrimônio não é algo velho e sem valor, mas deve pensar como uma lembrança que tenha que ser passada por todas as gerações, a partir do ato de preservar que não seja somente para “guardar”, mas como uma garantia de compreender a memória.


Artigo produzido por Marcos Breno Andrade Leal, aluno do Departamento de História (primeiro período - Patrimônio Cultural - 2011.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário